JOGO DE BOTÃO

JOGO DE BOTÃO
JOGO DE BOTÃO

domingo, 22 de setembro de 2013

DEVERES DE UM BOTONISTA‏
 
 
Chama-se " Botonista " todo praticante do Futebol de Mesa.
Para participação em jogos/campeonatos oficiais das federações, o botonista  só terá condições de jogo se filiado e com a anuidade e registros administrativos devidamente em ordem.
Apresentar-se trajado com decência, com as mãos e braços limpos, e em jogos oficiais, portando a camisa do Clube que defende e ao qual está filiado.
Manter-se e apresentar-se nos locais de jogos com toda ética e educação que a classe requer, evitando discussões, comentários sobre Clubes e outros botonistas.
Acatar sem nenhuma reclamação ou  gesto as determinações do árbitro do jogo em que participar.  Tratando-se de  erro de direito do árbitro, polidamente o botonista poderá pedir e relatar ao  árbitro a situação.
Em nenhuma hipótese ou circunstância qualquer botonista poderá manter discussão acirrada com outro botonista ou outra pessoa no local dos jogos.
É considerada falta gravíssima qualquer  botonista se envolver em briga com outro botonista no local dos jogos:  entende-se por local dos jogos não só  o recinto onde os mesmos são realizados, como também todas as demais dependências do Clube e imediações.
Também é falta grave o botonista se envolver em briga com outro, com outros ou mesmo com estranhos, vestindo a camisa do Clube que defende ou a da própria Federação de Futebol de Mesa.
É dever de todo botonista atuar na prática com ética, elegância e honestidade, evitando irritar o adversário com gestos, palavras, cera caracterizada ou disfarçada, ou artimanhas próprias  dos maus esportistas.
É terminantemente proibido a qualquer botonista fazer comemorações exteriorizadas com palavras ou gestos antiesportivos de seus gols ou de suas  boas jogadas, bem como dos erros de  seus adversários.

TRANSCRIÇÃO  DA REVISTA FUTEBOL DE BOTÃO No. 4 - SEÇÃO " PAPINHO " - EDITORA MARCO AURÉLIO, DE SÃO PAULO-SP.
POSTAGEM DE ENIO SEIBERT - enioseibert@hotmail.com - PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário